quinta-feira, 24 de maio de 2012

Breve Histórico do Colégio Santa Clara

Dentro de um contexto, sócio-político-econômico, muito difícil pelo qual passava a Alemanha vivendo ainda os horrores de uma guerra, nossas heroínas irmãs vivenciaram perdas, dificuldades, tristezas. Tudo isso enfrentaram acompanhadas pela Irmã Coragem, Irmã Fé e Irmã Sabedoria movidas pelo grande amor ao Deus da vida e o seu Reino: sem dúvida que o impulso não houve resistência... vir para Terras Brasileiras.
As irmãs pioneiras trouxeram em sua bagagem espiritual sementes que lançadas no solo brasileiro produziram frutos em abundância.
 É neste momento de festa jubilar que queremos colher os frutos desta grande jornada que teve inicio em 1955 e que estão produzindo frutos sazonados até hoje.
 Urubici, local escolhido para uma nova missão. Ir. Christolda, Willigis, Udalrika e Eveline foram as pioneiras, que vieram para esta maravilhosa região.  Iniciaram seu trabalho no Hospital São José.
 Tão difícil quanto lá foi a Construção do Colégio Santa Clara. Todo material era comprado em Florianópolis – os caminhões muitas vezes não rompiam as estradas, que pareciam mais uma trilha. Para aterrar o terreno buscava-se terra na estrada de São Joaquim... Quanta dificuldade!
 Em 1966 teve inicio a construção.  Irmã Christolda, mulher de garra e de fé, conseguiu muitas doações em Florianópolis – mas o transporte? Deus do céu!...
 Em 1961 forma-se a Comunidade das irmãs: Ir. Christolda, Irmã Theodora ( hoje Ir. Helene) e Ir. Marion.
 Em 1962 tem início a Escola Doméstica. Todavia o povo parece não ter entendido bem o objetivo do curso e por isso não foi bem aceito.
 Aos 22 de janeiro de 1962  foi celebrada a 1ª missa no Colégio, que logo em seguida devia acolher os primeiros alunos.

 Começam as aulas!...82 alunas matriculadas e apenas 18 para a Escola Doméstica. Difícil...
 O bom trabalho no Colégio faz com que os pais peçam para se fazer um Jardim de Infância. Foi aceito o pedido e o Jardim começou com 50 crianças.
A Escola Doméstica não vingou então surge à necessidade da fundação de uma Escola Normal para a formação de professores. Ir. Gertrudes, com muita experiência neste campo implantou no Santa Clara o Curso Normal.
 A aula inaugural foi em 1º de março de 1966 com um grupo de 30 normalistas.
 As irmãs nunca desistiram, apesar dos grandes sacrifícios tendo em mente que “a dificuldade atrai o homem de caráter, pois é ao vencê-la que ele se realiza aos olhos de Deus”.
 Das trevas para a luz – Era 1968 quando a energia elétrica clareou a cidade de Urubici.
 Desta vez atendendo a necessidade dos pais as Irmãs acrescem o Colégio com mais um curso – Primário de 1ª a 4ª série e logo, de 5ª a 8ª série. A bênção de Deus que nunca falha fez com que em 1971 começassem o ano com 414 alunos. Surge então à ampliação do Colégio para se começar um Curso de Contabilidade. Já estamos no ano de 1980. Este funcionou até 1991 quando o Estado adota o 2º grau.
  Hoje as Franciscanas de Dillingen que aqui trabalham continuam a missão começada em tempos idos. No hospital, cuidando da saúde  e no Colégio Santa Clara cuidando com muito esmero da Educação dos seus filhos e netos.
 A realidade de hoje todos vocês conhecem como também nosso trabalho. Irmã Maria Helena e Irmã Maria Lúcia, juntamente com professores e funcionários, famílias e alunos nos unimos numa grande Ação de Graças para agradecer, louvar, bendizer e adorar tudo o que recebemos gratuitamente das mãos de Deus e que tudo, tudo o que foi feito e está acontecendo seja para sua maior glória.
 Obrigada a cada Irmã! A cada benfeitor a todos que colaboraram e a vocês pais que confiam no nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário