quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Jardim de nossa Irmã Clara é um vaso na beira do telhado...


A primavera ainda nem chegou, mas já começa a se manifestar nos jardins do Colégio Santa Clara, muito bem cuidado pelo Seu Osmar, Ir. Maria Lúcia e Ir. Maria Helena.
Deus nos presenteira cada dia com a beleza da sua criação que se renova a cada estação, sempre de modo diferente e marcante.
 Confira algumas fotos:


 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

HOMENAGEM AOS PAIS

No dia 11/08/2012 - Dia de Santa Clara, nossos alunos prestaram homenagem a seus papais na missa das 18:00h. na Igreja Matriz.
Confira algumas imagens da Celebração:




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VIVA SERRA FESTIVAL DE INVERNO

Está acontecendo nas cidade de Urubici, Lages e São Joaquim um dos eventos mais aguardados da temporada: Viva Serra Festival de Inverno. Durante um mês, de sexta a domingo, entre 10 de agosto e 9 de setembro, a Serra Catarinense terá atrações de entretenimento para todas idades. O projeto de incentivo ao turismo e valorização da cultura regional proporciona roteiros integrados nas três cidades.
O Colégio Santa também esteve presente neste evento apresentando, no dia 11/08, algumas danças típicas dos primeiros imigrantes que colonizaram a região de Urubici.
Quem perdeu a apresentação, poderá revê-la no dia 01/09 na arena montada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Você pode conferir maiores detalhes e a programação completa no site www.vivaserrasc.com.br .

Notícia do Jubileu de 50 anos CSC


O ano de 2012, no Colégio Santa Clara, vem sendo marcado pelas comemorações dos seus 50 Anos de Fundação. Tais comemorações tiveram seu ápice nos dias 13 e 14 de julho de 2012.

Após um longo período de preparação e ensaios, aconteceu no dia 13/07, às 19:00h. no Centro Cult. Esport. Paz e Bem uma homenagem às irmãs, ex-professores, ex-funcionários e à equipe atual do CSC. Nesta homenagem os alunos apresentaram uma peça onde foi narrada a caminhada da chegada das Irmãs franciscanas de Dillingen, desde a fundação da ordem Franciscana, chegada das irmãs ao Brasil e em Urubici. Também foram apresentados alguns aspectos da colonização de Urubici, na época em que as primeiras irmãs aqui chegaram. Isso foi feito através de cantos, vídeos e danças típicas.

Depois desta apresentação, procedeu-se a homenagem a todas as irmãs que por aqui passaram e deixaram suas marcas em prol da educação do povo Urubiciense. Para alegria de todos, estiveram presentes Ir. Thereswita, Ir. Beatriz, Ir. Josefina, Ir. Rita, Ir. Valda, Ir. Angélica, Ir. Zelia, juntamente com as irmãs que atualmente trabalham no colégio: Ir. Helena e Ir. Lúcia.

No dia 14/07 o Colégio esteve o dia todo de portas abertas, com exposições diversas, brinquedos e comidas, para receber os ex-alunos, ex-professores, irmãs e a comunidade em geral. Foi um momento marcante de muito reencontro e nostalgia. À noite, no Clube Recreativo União e Progresso, aconteceu um jantar de confraternização, onde estiveram presentes quase 500 pessoas.

Certamente foi um momento muito especial na história do CSC. Aproveitamos para elevar a Deus os nossos mais sinceros agradecimentos a todas as irmãs que por aqui passaram e gastaram suas energias em favor desta instituição

quarta-feira, 30 de maio de 2012

GRUPO DE TEATRO

Neste ano, foi iniciado sob a orientação da Professora Luciane L. Warmling Cruz um grupo de teatro formado pelos alunos do Colégio Santa Clara. Confira algumas imagens desta atividade.




terça-feira, 29 de maio de 2012

DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA ATRAVÉS DOS ANOS

A palavra “Educação” é a definição do Colégio Santa Clara.
Há 50 anos, uma nobre missão educativa se iniciou trazendo para Urubici e região uma educação diferenciada agregada a valores e à religião.
Nossos pais, tios e irmãos também já fizeram parte da família Santa Clara e muitas outras gerações através de nós, também farão.
Penso que o pai que coloca seu filho para ser educado no Colégio Santa Clara, fica muito grato ao saber que valores também foram desenvolvidos junto à educação.
Há alguns anos, ficou muito claro que toda a comunidade apoia os métodos aplicados pelo Colégio Santa Clara, pois quando a possibilidade de fechar as portas foi cogitada, a comunidade se uniu em prol da permanência desta instituição.
Cada funcionário que por aqui passou, assim como todas as Irmãs, deixaram suas marcas de dedicação, competência e responsabilidade.
Agradeço a todos eles, em nome de toda a atual Família Santa Clara e desejo que todos recebam onde quer que estejam, cordiais saudações de Paz e Bem.

Por Alexandre Vieira Souza Oliveira
Aluno do 3º Ano do Ensino Médio /2012.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Educar para o saber, o ser e o conviver, criando uma cultura de Paz e Bem!"


 
Convite
Recordar é viver
É com muita alegria que convidamos Vossa Senhoria e Excelentíssima Família para celebrar conosco o Jubileu de Ouro do Colégio Santa Clara.

•Dia 13/07 às 19:30h homenagens especiais a religiosas, ex professores e ex funcionários.
 •Dia 14/07: a partir das 09:00h o Colégio Santa Clara estará aberto para receber a todos e reviver os seus 50 anos de história. Às 19:30h jantar de confraternização.

Venha participar conosco!
Toda a família Santa Clara, ansiosamente, os espera!

Fotos Antigas - Colégio Santa Clara

Casa onde funcionou inicialmente o jardim de infância. Segundo consta nas crônicas do Colégio Santa Clara, esta era a primeira casa de alvenaria construída em Urubici.
Construção do Colégio Santa Clara



Primeira missa celebrada nas dependências do Colégio Santa Clara em 22/01/1962, por Dom Daniel Hostin - Bispo da Diocese de Lages.

Foto do Hospital São José e do Colégio Santa Clara tirada da torre da antiga Igreja Matriz de Urubici.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Breve Histórico do Colégio Santa Clara

Dentro de um contexto, sócio-político-econômico, muito difícil pelo qual passava a Alemanha vivendo ainda os horrores de uma guerra, nossas heroínas irmãs vivenciaram perdas, dificuldades, tristezas. Tudo isso enfrentaram acompanhadas pela Irmã Coragem, Irmã Fé e Irmã Sabedoria movidas pelo grande amor ao Deus da vida e o seu Reino: sem dúvida que o impulso não houve resistência... vir para Terras Brasileiras.
As irmãs pioneiras trouxeram em sua bagagem espiritual sementes que lançadas no solo brasileiro produziram frutos em abundância.
 É neste momento de festa jubilar que queremos colher os frutos desta grande jornada que teve inicio em 1955 e que estão produzindo frutos sazonados até hoje.
 Urubici, local escolhido para uma nova missão. Ir. Christolda, Willigis, Udalrika e Eveline foram as pioneiras, que vieram para esta maravilhosa região.  Iniciaram seu trabalho no Hospital São José.
 Tão difícil quanto lá foi a Construção do Colégio Santa Clara. Todo material era comprado em Florianópolis – os caminhões muitas vezes não rompiam as estradas, que pareciam mais uma trilha. Para aterrar o terreno buscava-se terra na estrada de São Joaquim... Quanta dificuldade!
 Em 1966 teve inicio a construção.  Irmã Christolda, mulher de garra e de fé, conseguiu muitas doações em Florianópolis – mas o transporte? Deus do céu!...
 Em 1961 forma-se a Comunidade das irmãs: Ir. Christolda, Irmã Theodora ( hoje Ir. Helene) e Ir. Marion.
 Em 1962 tem início a Escola Doméstica. Todavia o povo parece não ter entendido bem o objetivo do curso e por isso não foi bem aceito.
 Aos 22 de janeiro de 1962  foi celebrada a 1ª missa no Colégio, que logo em seguida devia acolher os primeiros alunos.

 Começam as aulas!...82 alunas matriculadas e apenas 18 para a Escola Doméstica. Difícil...
 O bom trabalho no Colégio faz com que os pais peçam para se fazer um Jardim de Infância. Foi aceito o pedido e o Jardim começou com 50 crianças.
A Escola Doméstica não vingou então surge à necessidade da fundação de uma Escola Normal para a formação de professores. Ir. Gertrudes, com muita experiência neste campo implantou no Santa Clara o Curso Normal.
 A aula inaugural foi em 1º de março de 1966 com um grupo de 30 normalistas.
 As irmãs nunca desistiram, apesar dos grandes sacrifícios tendo em mente que “a dificuldade atrai o homem de caráter, pois é ao vencê-la que ele se realiza aos olhos de Deus”.
 Das trevas para a luz – Era 1968 quando a energia elétrica clareou a cidade de Urubici.
 Desta vez atendendo a necessidade dos pais as Irmãs acrescem o Colégio com mais um curso – Primário de 1ª a 4ª série e logo, de 5ª a 8ª série. A bênção de Deus que nunca falha fez com que em 1971 começassem o ano com 414 alunos. Surge então à ampliação do Colégio para se começar um Curso de Contabilidade. Já estamos no ano de 1980. Este funcionou até 1991 quando o Estado adota o 2º grau.
  Hoje as Franciscanas de Dillingen que aqui trabalham continuam a missão começada em tempos idos. No hospital, cuidando da saúde  e no Colégio Santa Clara cuidando com muito esmero da Educação dos seus filhos e netos.
 A realidade de hoje todos vocês conhecem como também nosso trabalho. Irmã Maria Helena e Irmã Maria Lúcia, juntamente com professores e funcionários, famílias e alunos nos unimos numa grande Ação de Graças para agradecer, louvar, bendizer e adorar tudo o que recebemos gratuitamente das mãos de Deus e que tudo, tudo o que foi feito e está acontecendo seja para sua maior glória.
 Obrigada a cada Irmã! A cada benfeitor a todos que colaboraram e a vocês pais que confiam no nosso trabalho.